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assistente remota
Conceitos de Atendimento ao Cliente

​Atendimento Receptivo

Atendimento receptivo  é aquele onde a central fica no aguardo do contato ou demanda dos  usuários, clientes ou pacientes. Utilizado para:

  • Tirar Dúvidas sobre um produto ou serviço

  • Agendamentos

  • Abrir chamados

  • Abrir reclamações

Uma assistente IA  é muito eficaz para maioria dos atendimentos receptivos, podendo ser complementada por um atendente humano apenas em casos mais complexos.

Atendimento Ativo

Atendimento ativo é aquele onde a central entra em contato com o usuário, cliente ou paciente. Comumente utilizado quando é necessário dar um retorno ou posição ao usuário, ou ainda para as seguintes atividades:

  • Confirmação de dados ou agenda

  • RSVP

  • Qualificação de Leads

  • Cobranças

  • Lembretes

  • Agendamento

  • Atualização Cadastral

  • Pesquisa de Satisfação de Clientes

  • Prospecção

Pode ser realizado por atendente humano ou a partir do envio de mensagens, links via whatsapp, SMS, e-mail ou ainda a partir de ligações.

A IA (inteligência artificial)  pode ajudar em alguns casos mais rotineiros. 

Atendimento IA

Atendimento IA é o atendimento realizado por uma assistente de inteligência artificial a partir de uma base de conhecimento e treinamento. Não tem a participação de uma pessoa.

Vantagens:

  • Baixo custo

  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano

  • Atendimentos ilimitados

  • Eficaz para agendamentos , tirar dúvidas , efetuar pagamentos online

Desvantagens:

  • Precisa ser monitorada por um tutor

  • O banco de conhecimento deve ser muito bem implementado

  • Ainda sofre preconceito de alguns usuários

  • Possui limitações para o atendimento ativo

Atendimento Humano

Atendimento humano, é aquele realizado por uma pessoa, do começo ao fim.

Vantagens:

  • Não sofre preconceitos pelo usuário

  • Bastante eficaz nos atendimentos ativos

  • Alta capacidade de gerir imprevistos

Desvantagens:

  • Alto Custo

  • Exige equipe bem treinada, capacitada e monitorada

  • Limitação de dias e  horários de atendimento,  em função do custo elevado para montar uma operação 24h

  • Atendimentos limitados em função do dimensionamento da equipe

  • Sujeita a falhas de script

Atendimento Híbrido

É o atendimento que é realizado por inteligência artificial , mas com suporte de atendentes humanos , quando necessário.

Vantagens:

  • Solução ideal para quem busca equilíbrio entre custo e eficiência.

  • Na solução híbrida, o atendimento por IA pode suprir o atendimento humano em dias e horários de menor demanda ou quando a equipe estiver 100% demandada.

  • Equilíbrio perfeito entre atendimentos receptivos e ativos

Desvantagens:

  • ​Ainda pode sofre preconceito de alguns usuários.

  • O custo embora bem menor do que no atendimento 100% humano ainda é elevado se comparado ao atendimento realizado 100% por IA ou ferramentas de automação.

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